24/05/2021

ENTENDA O QUE É BUSINESS INTELLIGENCE E PARA QUE SERVE NA INDÚSTRIA


Compartilhe:

O que é Business Intelligence?

 

O Business Intelligence significa, em tradução literal, Inteligência de Negócios. É o conjunto de tecnologias e processos que torna o gerenciamento de um empreendimento mais estratégico. Isso é feito principalmente por meio da coleta, análise e aplicação de dados para obter decisões mais precisas e acertadas.
Em termos gerais, o BI permite tornar a gestão menos intuitiva e mais estratégica, baseada em dados reais e atualizados do negócio. Isso melhora a construção dos planos de ação, além de viabilizar a utilização de ferramentas nas mais diversas áreas, desde a produção até o marketing, por exemplo.

 

Para que serve essa ferramenta?

 

Apesar de utilizar softwares e outras soluções inovadoras como base, o BI não é uma tecnologia em si, mas um conceito empregado na gestão empresarial. Por isso, é útil para as mais diversas áreas de atuação, incluindo a indústria.
Entendendo o que é Business Intelligence e para que serve, uma empresa pode assumir riscos menores nas suas atividades, melhorar seus processos, basear suas decisões em métricas e indicadores confiáveis, projetar cenários e oportunidades e, é claro, otimizar seus resultados.
Além disso, ele é essencial para conseguir automatizar algumas funções, como a emissão de ordens de produção e de compras, por exemplo. Com os controles certos, é possível que o envio de novos pedidos sejam feitos automaticamente pelos softwares. Mas é claro que vai bem além disso.
A automação melhora a rotina de trabalho, gera mais eficiência e substitui processos manuais, fazendo com que a equipe fique disponível para exercer outras atividades. Além disso, o BI acaba trabalhando perfeitamente bem com qualquer outro sistema.

 

Quais são as vantagens do BI?

 

Confira as vantagens de adotar o BI na indústria!

 

Detecção de erros

É normal que ocorram erros e pequenas falhas na rotina de uma indústria. Em grande parte dos casos, elas passam despercebidas e acabam prejudicando o desempenho e a lucratividade do negócio. Com o BI, é possível identificar e corrigir esses problemas com base na filtragem de informações sobre eles.

 

Gerenciamento preciso

Com o auxílio do BI você pode fazer escolhas pautadas em dados reais e atualizados da indústria. Por exemplo, você pode saber quais foram os maiores custos do último trimestre, os cortes que podem ser feitos sem impactar a qualidade das suas entregas, as etapas mais lentas da linha de produção e assim por diante.

 

Identificação de oportunidades

Com uma visão mais completa sobre a realidade da empresa, fica mais fácil conquistar uma vantagem competitiva no mercado e, com isso, identificar e aproveitar oportunidades de forma muito mais ágil. Logo, ao adotar o Business Intelligence, as decisões se tornam mais acertadas e alinhadas à estratégia organizacional.

 

Avaliação da produtividade

O BI também pode levantar uma série de informações sobre como os colaboradores estão desenvolvendo seu trabalho. Isso ajuda a identificar quais são os processos que estão gerando ineficiência, incluindo quanto dinheiro está sendo perdido com a capacidade ociosa, além das etapas podem ser otimizadas.

 

Prevenção de riscos

Ter dados disponíveis sobre o desempenho de uma indústria e o seu funcionamento geral é de suma importância para evitar imprevistos e prevenir riscos. Isso vale desde as decisões mais estratégicas do negócio até a sua operacionalização propriamente dita.

 

Aumento do faturamento

Conhecendo melhor o negócio e os cenários em que ele atua, tanto interna quanto externamente, é possível obter o melhor desempenho em todos os setores, seja na produção, no marketing, nas vendas e assim por diante. A consequência é o melhor aproveitamento de oportunidades e, é claro, o aumento do faturamento.

 

Otimização dos processos internos

Um gestor que trabalha a partir das informações geradas pelo BI consegue tomar decisões muito mais acertadas, aperfeiçoando continuamente os processos internos, resolvendo gargalos, diminuindo desperdícios, erradicando falhas e assim sucessivamente.
O Business Intelligence é, sobretudo, uma ferramenta de apoio para uma gestão mais atenta e conectada com a realidade da indústria. Por isso, é também um meio de se manter competitivo no mercado e alcançar melhores resultados.
Agora que você já sabe o que é Business Intelligence e para que serve, siga-nos no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas postagens!