27/09/2021

4 DICAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS


Compartilhe:

COMO AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS FUNCIONAM?


O consumo de energia elétrica de uma planta industrial se dá de modo diferente daquele visto em uma residência comum. O uso de motores requer uma instalação elétrica mais robusta, que conte com a derivação correta do circuito interno e a instalação adequada de dispositivos de segurança.
Dessa forma, o ideal é que haja um planejamento prévio da instalação a ser feita. Além disso, é importante contar com materiais de qualidade e profissionais altamente capacitados. Sem isso, a operação pode se tornar pouco lucrativa, pois, o consumo de energia pode ser bem mais alto do que deveria.


QUAIS SÃO AS 4 DICAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA NO FUNCIONAMENTO?


Acompanhe a seguir a descrição em maiores detalhes das principais dicas de segurança.


1. REALIZE UM PROJETO ELÉTRICO EFICIENTE


Tudo deve começar pelo início. A frase pode parecer confusa, mas é a mais pura verdade. Isso quer dizer que antes mesmo de montar uma instalação elétrica de confiança, é necessário ter um projeto a altura. Com um bom planejamento, as cargas podem ser bem distribuídas e os dispositivos de segurança adequados são melhor dimensionados.


2. USE APENAS MATERIAIS DE QUALIDADE


É relativamente comum ouvir de gerentes de compras que os materiais elétricos custam caro. Por vezes, a opção mais barata acaba sendo a escolhida. Mas, saiba que o custo maior de alguns componentes têm sua razão de ser e usar materiais baratos significa optar por uma baixa qualidade. Isso pode pôr em risco toda uma planta industrial.


3. EMPREGUE MÃO DE OBRA QUALIFICADA


Não faz muito sentido também ter um bom projeto, bons materiais e profissionais com baixa capacitação. Perceba que uma instalação elétrica deve ser feita para durar muito tempo. Portanto, procure realizar esse trabalho da melhor maneira possível, e saiba que isso implica contar com profissionais reconhecidos no mercado.


4. INVISTA EM DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA


A variação energética em uma indústria é considerável. A corrente de partida de motores, por exemplo, costuma exigir muita carga extra. Essas variações podem comprometer a instalação se não existirem dispositivos de segurança adequados, como disjuntores residuais e de proteção contra surtos e sobretensão.
Garantir a segurança das instalações elétricas industriais é fundamental para que uma fábrica seja lucrativa. A razão disso é que grande parte do custo de produção de determinado insumo é tido na conta de energia elétrica. Sem o devido cuidado, esse gasto pode se tornar alto a ponto de fazer com que a empresa retorne pouco lucro. Nem em sonhos essa é a intenção de um empresário. Para evitar esse tipo de situação, deve-se seguir dicas essenciais para tornar a operação segura e lucrativa.