O QUE É PCP E COMO ELE PODE CONTRIBUIR NA EFICIÊNCIA DA INDÚSTRIA?

Blog

AFINAL, O QUE É PCP?

PCP é a sigla para Planejamento e Controle de Produção, um sistema de gestão operacional, baseada em 3 pilares:

  • Planejamento: define quantos, quando e quais produtos serão fabricados;
  • Programação: aponta quais recursos serão utilizados ao longo de todo o processo produtivo;
  • Controle: monitora e analisa os resultados para corrigir possíveis falhas.

Assim, seu objetivo é elaborar um planejamento para padronizar os fluxos de trabalho e, desse modo, obter maior eficiência e resultados melhores.

QUAIS BENEFÍCIOS ELE OFERECE À INDÚSTRIA?

As empresas que utilizam o sistema PCP tem um grande diferencial: ele possibilita que tudo seja feito com os materiais certos, no tempo e na quantidade apropriados. Dessa forma, é possível reduzir os desperdícios e impulsionar a produtividade. A seguir, conheça outras vantagens que o método oferece.

INTEGRAÇÃO

O PCP integra todos os setores da indústria, sistematizando os dados de todos os processos para alcançar resultados melhores. Por exemplo, o setor de vendas deve saber a quantidade de itens em estoque, que precisa dos dados da linha de produção, assim sucessivamente.

IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS

Com o monitoramento constante, é possível identificar gargalos na linha de produção e adotar soluções para eliminá-los. Com isso, há redução dos custos e aumento da produtividade.

MELHOR TOMADA DE DECISÕES

O acesso a informações precisas permite que o gestor tenha plenas condições de tomar as melhores decisões para otimizar o andamento dos processos. Do mesmo modo, é possível prever situações e se antecipar para evitar prejuízos.

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO

O desperdício de matéria-prima e o mau gerenciamento do tempo são grandes fatores que causam perdas na indústria. Aplicar o PCP significa controlar melhor a distribuição dos recursos e aproveitar ao máximo o potencial dos materiais, equipamentos e mão de obra.

COMO IMPLEMENTAR O PCP?

O método PCP envolve uma série de atividades que podem variar conforme o ramo da indústria, seu porte e demais particularidades. No entanto, as seguintes etapas são fundamentais para qualquer Planejamento e Controle de Produção:

  • Previsão de demanda, isto é, estimar quanto será vendido e calcular a demanda de produção e utilização de recursos;
  • Planejamento da capacidade de produção: a decisão de aumentar ou diminuir a produção para atender a demanda;
  • Planejamento agregado de produção, que complementam o plano de produção. Para isso, deverá conter estratégias como a contratação ou demissão de funcionários, horas extras, parcerias etc;
  • Planejamento mestre de produção, com as estratégias a curto prazo e o direcionamento dos recursos para a produção;
  • Programação detalhada da produção, com informações sobre a administração dos materiais, sequência da produção e emissão da documentação necessária;
  • Controle da produção: o acompanhamento dos processos para a identificação de possíveis falhas.

Agora que você já sabe o que é PCP, não deixe de implementá-lo para otimizar a produção, reduzir os custos e gerar ainda mais lucros para a empresa. Siga as etapas com atenção e faça um acompanhamento meticuloso. Essa é a chave para que o negócio conquiste um lugar de destaque no mercado. Quer mais conteúdo para o sucesso da sua empresa? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que acontece no setor!