QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE CONTATORES NA INDÚSTRIA?

Blog

O que é um contator?

quais-sao-os-principais-tipos-de-manutencao

O contator ou chave contatora é o responsável pelo acionamento dos equipamentos industriais, funcionando como uma espécie de interruptor, chave liga/desliga ou chave magnética tendo como principal função controlar equipamentos elétricos à distância ou localmente, indicando ao operador o status da carga a ser gerenciada, esteja a mesma ligada ou desligada. Recomendado para uso com potências elevadas e tensão máxima de 1000 V, permite trabalhar com alta intensidade de corrente. Seus contatos possuem dimensões maiores, apresentando melhor justaposição ou encaixe, além de abertura e fechamento rápidos de acordo com a necessidade. Possui funcionamento semelhante ao do relé, utilizado na proteção dos alimentadores a ele conectados. Quando se energiza o contator os seus contatos mudam de estado, ou seja, os contatos que estavam abertos quando o contator estava desenergizado fecham e, os que estavam fechados, abrem.

São muito empregados no controle de motores de alta potência em equipamentos industriais pesados, que ligados a outros contatores, controlam diversas atividades. Os contatores são muito utilizados em painéis elétricos, pois podem ser acionados remotamente por botões ou CLPs (Controlador Lógico Programável). Os contatores podem ser utilizados em diversas aplicações e é muito comum serem associados a temporizadores que gerenciam dois circuitos, onde iniciado o primeiro, algum tempo depois o segundo deverá ser acionado também.

Podemos então dizer que um contator controla correntes intensas com duas características principais:

  • Alta velocidade de fechamento e abertura dos contatos;
  • Grande superfície dos contatos.

Existem contatores com diversos tipos de contato:

  • Contatos normalmente abertos (NA): permanecem sempre na posição aberta, e se fecham quando acionados, permitindo passagem de corrente elétrica.
  • Contatos normalmente fechados (NF): permanecem sempre na posição fechada, e se abrem quando acionados, interrompendo a passagem de corrente elétrica.
  • Contatos comutadores: possuem as duas funções no mesmo contato, com uma parte NA e outra NF. São empregados não para ligar ou desligar, mas sim para comutar entre diferentes partes de um circuito.

Por que usar contatores?

Saiba os principais benefícios abaixo

  • Baixo consumo energético;
  • Praticidade e economia: permitem efetuar o controle de cargas à distância, o que evita investimento desnecessário em cabos que suportem correntes elevadas e apresentando queda de tensão desproporcional. Utilizam cabos finos (pois a corrente do circuito de comando é pequena) e de menor custo;
  • Multiponto: possibilita o controle de um mesmo equipamento a partir de vários locais diferentes;
  • Complementos: podem ser acoplados a dispositivos de proteção contra sobrecarga e vínculos lógicos pertinentes ao funcionamento dos equipamentos por eles controlados;
  • Compatíveis com elementos temporizadores que permitem estabelecer um acionamento e desligamento pré-determinados para as cargas;
  • Mais segurança e facilidade de manuseio de equipamentos, prevenindo acidentes, pois na falta de energia, os contatores se desligam e quando a energia retorna, eles não permanecerão ligados;
  • Maior vida útil aos equipamentos;
  • Maior custo / benefício: algumas peças podem ser substituídas, não necessitando a troca completa da peça;
  • Longa vida: a vida útil dos contatores é de cerca de 10 a 30 milhões de manobras.

Tipos de contatores:

  • Contator Auxiliar: É um dispositivo desenvolvido para manobrar os circuitos de comando, intertravamento e sinalização. Não é recomendado utilizá-lo para manobrar cargas substituindo os contatores de força. O contator auxiliar em sua configuração básica possui quatro contatos, além de contar com alta segurança de contato para baixas tensões e correntes. Estes podem ser ampliados em até quatro contatos através de blocos de contatos auxiliares acopláveis. O bloco pode ser encaixado facilmente na parte frontal dos contatores auxiliares.
  • Contator de Potência: tem como finalidade principal o seccionamento das três fases de um sistema trifásico de alimentação, o que permite com que o contator de potência atue como um interruptor para o motor elétrico, por exemplo.

Contator: como escolher?

Para utilizar o contator é necessário que se conheça o valor nominal de tensão suficiente para energizar a bobina e a corrente máxima a ser suportada pelos contatos. Os alimentadores do equipamento devem conter relés de proteção contra sobrecarga ou superaquecimento e estarem ligados em série com as botoeiras, contato de selo e relé térmico (contatos auxiliares). Para usar um contator é preciso levar em conta a tensão de sua bobina, que vai determinar como ele é acionado, e a corrente máxima de seus contatos. Os Contatores são especificados por uma corrente nominal (In) que deve ser levada em conta em função do tipo de serviço que ele vai executar. Por fim, cabe dizer que os Contatores podem ser do tipo NA (normalmente abertos) e NF (normalmente fechados).

Agora que você já sabe o uso e a importância de um contator, que tal reservar o seu? A Therba Equipamentos Elétricos Ltda. é a solução em distribuição destes produtos, com o fornecimento de contatores, blocos de contatos e outros materiais para a sua instalação. Entre em contato e fale com um de nossos vendedores.