Veja como se deu a evolução da automação industrial no Brasil

Blog

Nesse cenário tão concorrido e fundamental para a economia interna e para o posicionamento do país no panorama mundial, a sobrevivência das companhias não é mais uma questão meramente financeira. A necessidade de desenvolver vantagem competitiva levou à automação industrial, isto é, ao desenvolvimento de diversas tecnologias para otimizar a cadeia de produção e agregar valor ao produto final. Mas como se deu a evolução da automação dos processos fabris no Brasil e quais as perspectivas para o futuro? Acompanhe o artigo para esclarecer essas e outras dúvidas!

Afinal, o que é automação industrial?

A automação industrial se refere à implementação de inovações na produção e na manutenção de equipamentos. Essas novas tecnologias englobam desde maquinários modernos e providos de elementos como sensores até softwares que efetuam e controlam as tarefas do processo produtivo. O termo não deve ser confundido com mecanização, que nada mais é do que a utilização de máquinas para substituir o esforço físico e manual, mas sem assumir o controle do processo.

Portanto, a mecanização ou automatização demanda algum nível de interferência humana, principalmente para realizar correções. Por sua vez, na automação industrial, os mecanismos são autorreguláveis, ou seja, operam e fazem correções sem a necessidade da intervenção humana.

Como foi sua evolução até aqui?

Mesmo antes da automação industrial, o homem sempre tentou otimizar suas atividades, visando poupar esforços e ter resultados melhores. Um exemplo clássico são os moinhos movidos a vento e rodas d’água. Logo, tais tentativas são constantes e continuam existindo, principalmente em produções de larga escala. Até chegar ao estágio atual, a chamada indústria 4.0, o setor industrial passou por grandes e importantes transformações. A seguir, conheça melhor cada uma delas.

1ª Revolução Industrial

Iniciada na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, entre 1760 e 1840, logo se espalhou pelo restante da Europa Ocidental e Estados Unidos. Seu marco principal foi a mecanização dos processos. Também houve avanço na utilização de carvão como fonte de energia para o funcionamento do maquinário e dos novos sistemas de transporte, como as locomotivas.

O uso do carvão impulsionou a produção de aço, algo que proporcionou o crescimento da construção civil e o aumento dos centros industriais.

2ª Revolução Industrial

Com o surgimento da eletricidade e do uso do petróleo como novas fontes de energia, a partir de 1870, iniciou-se outra revolução no setor. A energia elétrica possibilitou a produção em massa, bem como ajudou na invenção do telefone e do rádio. Os automóveis, incluindo os caminhões, passaram a tomar conta dos centros urbanos, fazendo com que a malha viária se expandisse. Além dos navios, também houve a invenção dos aviões para o transporte de cargas.

3ª Revolução Industrial

Ocorrida entre 1950 e 2010, a Terceira Revolução foi marcada pela substituição da mecânica analógica pela digital, pela invenção da robótica, de microcomputadores e da internet. Consequentemente, as empresas passaram a digitalizar suas atividades. Com relação às fontes de energia, nessa época, houve o início do uso das energias nuclear, eólica e solar. Novos métodos de agricultura também foram criados, permitindo o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos do setor. Houve ainda um grande desenvolvimento da engenharia genética e da biotecnologia.

4ª Revolução Industrial

Iniciada em 2011, a 4ª Revolução Industrial é a que vivemos atualmente. Sua principal característica é a interconexão de todas as etapas da produção. Isso ocorre devido à digitalização das informações e à utilização de dados para tornar o processo ainda mais eficiente. Algumas das tecnologias utilizadas são:

  • A Inteligência Artificial;
  • O armazenamento em nuvem;
  • Softwares específicos para todas as áreas de gestão;
  • Robótica;
  • Internet das Coisas; e
  • Realidade Aumentada.

Com isso, estão ocorrendo grandes avanços em relação à redução de falhas e ao aumento da lucratividade e da sustentabilidade na indústria. Inclusive, as fontes de energia não renováveis estão dando espaço a fontes alternativas, como geotermal, solar e eólica.

Como o Brasil está se comportando no atual cenário?

Se comparado a outros países, o Brasil ainda pode ser considerado atrasado quando o assunto é tecnologia. No entanto, entre 2016 e 2018, houve um crescimento significativo no percentual das indústrias que passaram a implementar os conceitos e adotar as tecnologias da indústria 4.0 — saltou de 63% para 73%. Isso demonstra que a indústria brasileira deve aumentar gradativamente o investimento em novas tecnologias para ganhar competitividade no mercado global. Porém, é preciso acelerar esse processo, visto que o Brasil fica entre os últimos lugares em rankings de automação de empresas, ocupando o 39º lugar entre os 44 que mais utilizam a robótica (em 2018).

Qual a solução para o Brasil?

Diante da importância e dos benefícios gerados pelo uso de tecnologias na produção, bem como da urgência em subir no ranking citado anteriormente, tem crescido o número de empresas especializadas em oferecer soluções para a automação industrial. E a verdade é que as organizações que não aderirem ao uso das inovações certamente se tornarão obsoletas e perderão espaço no mercado. Além disso, ao conhecer a evolução da automação industrial, você pode perceber que seu crescimento é constante e cada vez mais veloz. Logo, é fundamental investir em soluções tecnológicas para otimizar os processos e, assim, obter melhores resultados e conquistar um espaço de destaque frente aos concorrentes.

Por isso, é fundamental contar com os serviços de empresas como a Therba, que atua no mercado industrial desde 1970. Ou seja, surgiu na metade da 3ª Revolução Industrial e acompanha a 4ª desde o seu início. Desse modo, foi uma das precursoras da automação industrial no Brasil, oferecendo o que há de melhor em distribuição elétrica, controle e demais tecnologias de automação.

Por nos mantermos constantemente atualizados com as inovações do mercado, conseguimos fornecer produtos de alto padrão de qualidade e serviços de excelência para ajudar o setor a conquistar lugares melhores no cenário global. Visite nosso site e conheça nossos serviços e segmentos de atuação que vão ajudar no sucesso da sua empresa!