26/07/2021

QUAIS SÃO OS IMPACTOS DA FALTA DE INSUMOS E MATÉRIA-PRIMA?


Compartilhe:

Por que ocorre a falta de insumos e matéria-prima?


São diversos os motivos que podem afetar o suprimento de insumos e matéria-prima na indústria. Hoje, um dos principais deles é a transformação de mercado gerada pela pandemia. Desde que ela se iniciou, o câmbio sofreu uma desvalorização absurda, afetando toda a cadeia de fornecimento de matérias-primas.
O aumento da exportação de produtos fez com que a disponibilidade desses itens diminuísse internamente, desabastecendo o mercado nacional. Junto a isso, deve-se considerar a retração de demandas vivida durante o isolamento social e a retomada da economia, logo em seguida. Muitas indústrias reduziram sua produção e, depois, se viram apertadas para retomá-la.
É claro que existem fatores permanentes que podem contribuir para a falta de insumos e matéria-prima, como é o caso da:

 

  • falta de estoque industrial;

  • pouca diversificação de fornecedores;

  • má gestão dos itens estocados, entre outros.

 

Quem se planejou e se preparou para esse momento, saiu na frente nessa retomada e no reaquecimento do mercado.


Quais são os impactos dessa indisponibilidades para a indústria?


Quando a indústria sofre a falta de insumos e matéria-prima, experimenta uma série de consequências que podem ser bem prejudiciais. Entre elas está a falta expressiva de estoque, que pode tanto parar a produção quanto forçar a gestão a adquirir os itens de qualquer outra empresa.
Muitas vezes isso provoca problemas reais de logística, afinal, a indústria acaba negociando com fornecedores que não estão habituados a atendê-la. Isso pode resultar em atrasos, problemas na entrega, avarias e aumento nas despesas.
Ter que procurar qualquer fornecedor para "tapar um buraco" é algo que desencadeia outros riscos, como o de comprar produtos de baixa qualidade ou com um preço bem acima do esperado. Consequentemente, há um impacto no custo de produção e no preço dos produtos finais para o cliente. A perda ocorre em cadeia, afetando todos os envolvidos.


Como evitar a falta de insumos e matéria-prima?


Você já viu o quão prejudicial é não pensar com antecedência e ter que lidar com a falta de insumos e matéria-prima. Agora, chegou a hora de descobrir como evitar esse tipo de situação.

 

PLANEJE-SE


O primeiro e mais importante passo é ter um planejamento que inclua todas as demandas sazonais do ano. Isso ajudará você a ter um estoque eficiente e suficiente para atender às oscilações previstas de mercado. Além disso, é bom incluir sempre uma reserva de emergência nos seus estoques.

 

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS


Atente-se a tudo o que está acontecendo no seu mercado de atuação e em toda a cadeia de suprimentos. Entender o funcionamento da economia e perceber os primeiros indícios de mudança brusca pode ajudar você a agir rapidamente e evitar a falta de insumos e matéria-prima.


ARMAZENE CORRETAMENTE


Outro cuidado importante e necessário é a preservação daquilo que você já tem em mãos. Por isso, uma boa gestão de estoque é fundamental para que você tenha os itens sempre disponíveis e em bom estado para o uso.
Em tempos de pandemia, é preciso se preparar para enfrentar as oscilações de demanda e evitar a falta de insumos e matéria-prima. Atente-se às dicas que foram passadas neste material e revise sempre que for necessário.
Agora que você já sabe como não cair na falta de insumos e matéria-prima, que tal ficar por dentro de outros conteúdos como este? Siga-nos nas redes sociais. Estamos no YouTube, no LinkedIn e no Facebook!