29/06/2021

O QUE SÃO CONTATORES INDUSTRIAIS E COMO ESCOLHER OS MELHORES?


Compartilhe:

O que são contatores industriais? 


São dispositivos eletromecânicos que possibilitam acionar (local ou remotamente) equipamentos que exigem correntes maiores, como resistências industriais e motores trifásicos. Portanto, são um formato avançado de interruptor para ligar e desligar máquinas industriais com segurança.
Além disso, os contatores são projetados para suportar uma quantidade grande de acionamentos com deterioração mínima e, ainda, podem ter suas peças substituídas em ações de manutenção elétrica industrial.


Para que servem? 


Os equipamentos de uma indústria têm alta potência e são utilizados com uma frequência bem elevada. Por esse motivo, interruptores comuns queimariam com facilidade e teriam que ser substituídos constantemente. Além de aumentar os riscos para os colaboradores, isso também prejudica a linha de produção, pois seria necessário fazer várias paradas para realizar a manutenção.
Do mesmo modo, aumentariam os custos da indústria em decorrência de consertos, paradas e, até mesmo, pelo afastamento de funcionários machucados ou ações judiciais por acidentes de trabalho. Portanto, o objetivo é garantir uma vida útil maior aos equipamentos, bem como possibilitar que sejam controlados a distância, diminuindo os riscos de acidentes.
Outro ponto importante é que os contatores industriais são essenciais na automação da fábrica, pois permitem a inclusão de funções automáticas no comando das máquinas, como temporizações, retardo no acionamento e sinalizações sonoras e luminosas de operação do equipamento.


Como os contatores industriais funcionam?


Normalmente, os contatores atuam em sistemas trifásicos, ou seja, naqueles que oferecem correntes elétricas elevadas e nos quais os equipamentos necessitem de três linhas de fase para funcionar. Logo, trabalham por meio de efeito eletromagnético, apresentando três contatos de carga que alimentam diretamente os motores.
Além disso, há um bloco de contatos auxiliares que elevam a capacidade de automatização do comando a ser executado. Sendo assim, existem três tipos de contatos:

  • Contatos Normalmente Abertos (NA) — se mantêm sempre na posição aberta e só se fecham quando são acionados para permitir a passagem da corrente elétrica; 
  • Contatos Normalmente Fechados (NF) — permanecem na posição fechada até que são acionados para se abrirem para interromper a passagem da energia; 
  • Contatos Comutadores — têm as duas funções no mesmo dispositivo, sendo uma parte NA e a outra NF. Por isso, não são usados para ligar ou desligar algum equipamento, mas, sim, para alternar entre as diferentes partes do circuito. 


Como escolher os melhores dispositivos? 


Como os contatores industriais são os responsáveis pelo acionamento de máquinas que estão expostas a operações intensas e repetitivas, devem ser de alta qualidade, produzidos com tecnologia de ponta e componentes resistentes. Dessa forma, é de extrema importância contar com fornecedores de confiança que possam, além de indicar os contatores mais adequados às necessidades do negócio, fazer a instalação e prestar consultoria sobre o uso e manutenção.
Os contatores industriais são elementos indispensáveis para indústrias de qualquer porte e segmento que trabalhem com máquinas de alta potência. Com eles, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar a segurança dos colaboradores, alongar a vida útil dos equipamentos e, como consequência, conquistar vantagem competitiva no mercado.
Quer saber onde encontrar os contatores ideais para o seu negócio? Então, visite nosso site, conheça melhor os nossos produtos e conte com a gente para otimizar sua produção!