16/06/2020

ENTENDA COMO FAZER AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL SEM MISTÉRIOS


Compartilhe:

Afinal, o que é automação na indústria?

Trata-se, basicamente, da utilização de tecnologia para a realização de processos na indústria. É importante destacar que a automação vai além da simples mecanização, pois ter a finalidade de criar autonomia dos processos de fabricação e reduzir ao máximo o esforço manual. Aliás, em muitos casos, a utilização de softwares, hardwares e equipamentos específicos pode, até mesmo, substituir a mão de obra humana.

Então, podemos afirmar que a automação industrial assume o controle do processo. Ao incorporar tecnologias como de sensores de IIoT (Internet das Coisas Industriais) e IA (Inteligência Artificial), consegue coletar e dados e processar indicadores. Assim, cada processo pode ser monitorado em tempo real para melhorar as tomadas de decisões.

Por que investir nessa área?

É notório que a transformação digital tem impactado todas as áreas e não seria diferente com o setor industrial. A indústria 4.0 já é uma realidade e as empresas que não se adaptarem a esse conceito certamente se tornarão obsoletas e serão ultrapassadas pela concorrência. A seguir, conheça os principais motivos pelos quais sua empresa deve investir em automação industrial:

  • mais produtividade: a automação proporciona um fluxo de trabalho mais preciso e rápido, que resulta no aumento da produção;
  • ganho em qualidade: por evitar falhas e gargalos, a qualidade dos produtos finais é ainda maior;
  • redução dos custos: a utilização de tecnologias promove a diminuição de desperdícios e a taxa de retrabalho, reduzindo, dessa forma, as despesas da empresa;
  • segurança dos funcionários: sistemas de alertas, travas e desligamentos automáticos das máquinas tornam o trabalho mais seguro para os colaboradores. A substituição dos colaboradores por máquinas na realização de tarefas perigosas é outro ponto que aumenta a segurança no chão de fábrica;
  • competitividade: com o aumento da produção, diminuição dos gastos, redução das falhas e melhora da qualidade dos produtos finais, a empresa consegue se destacar no mercado.

Mas como fazer automação?

Para otimizar os processos industriais é preciso aplicar a automação de forma estratégica e bem-planejada. É preciso entender que se trata de uma jornada de transformação digital e, por isso, se faz necessário encontrar os processos corretos e escolher as soluções com base no retorno do investimento. Confira, a seguir, o que deve ser considerado para acertar na implementação.

Mapeie os processos

O primeiro passo a ser dado é fazer um levantamento de todo o fluxo de trabalho. Mapeie cada setor com o máximo de informações que conseguir coletar. Esses dados são fundamentais para conseguir identificar em qual nível de maturidade tecnológica está a empresa.

Detecte os problemas

Com o mapeamento em mãos, procure identificar falhas ou problemas no processo produtivo. Talvez sejam as paradas inesperadas e frequentes de determinados equipamentos; a falta de controle de estoque, que resulta em desabastecimento de matérias-primas; o desperdício de materiais ou, ainda, despesas altas com energia, por exemplo.

Cada empreendimento tem suas necessidades e somente conhecendo a fundo todo o fluxo de trabalho é possível apontar pontos de melhoria.

Pesquise sobre inovações

Sabendo quais são os principais problemas enfrentados pela empresa, pesquise sobre soluções tecnológicas que supram tais demandas. A melhor maneira de fazer isso é consultar empresas de automação industrial. Os profissionais saberão indicar as melhores alternativas para cada situação específica.

Calcule o investimento

Todos os recursos de uma empresa devem ser bem-direcionados e com objetivos claros. Caso contrário, resultará em prejuízo. Para evitar que isso aconteça, é essencial realizar alguns cálculos importantes antes decidir sobre a implementação. Um deles é o ROI — Retorno Sobre o Investimento —, que se refere ao lucro que o negócio terá com o novo sistema automatizado.

Também pode ser calculado em termos de economia. Por exemplo, ao adquirir um novo sistema de distribuição elétrica, haverá uma redução de 46% dos gastos com energia. Outro cálculo que o gestor deve fazer é o do payback, ou seja, o tempo que a empresa levará para recuperar o dinheiro investido.

Treine sua equipe

Não basta adquirir equipamentos de automação se os funcionários não souberem como operá-los. Por esse motivo, mesmo durante o planejamento, informe aos colaboradores sobre as mudanças que serão feitas. Isso permitirá que tenham tempo suficiente para se adequarem ao novo sistema.

Do mesmo modo, permitirá que o gestor programe treinamentos e capacitações para o time, ou, ainda, que faça o recrutamento e a seleção de pessoas com qualificação necessária.

Aproveite ao máximo os recursos

É comum que algumas mudanças gerem certas dificuldades de adaptação no início. Entretanto, é indispensável que o gestor insista em continuar a jornada e que estimule o aproveitamento de todos os recursos oferecidos pela automação. Afinal, como vimos, os benefícios impactam positivamente toda a empresa.

Acompanhe os resultados

A melhor maneira de administrar um negócio é monitorar os resultados. Com a ajuda da automação, ficará mais fácil coletar dados e acompanhar indicadores que demonstram se a estratégia adotada está gerando os efeitos desejados ou se é preciso realizar alguns ajustes.

Então, utilize as próprias informações fornecidas pelos equipamentos de automação para analisar seu desempenho e, ainda, para fazer planejamento de novos investimentos a médio e longo prazos.

Agora que você já sabe como fazer automação, entendeu que se trata de um processo composto por várias etapas. Por isso, é fundamental planejar essa transição que certamente trará excelentes resultados para a indústria. Seguindo as dicas deste artigo, não haverá falhas e seu negócio poderá usufruir de todos os benefícios mencionados para conquistar um espaço de relevância no mercado.

Quer encontrar as melhores soluções em distribuição elétrica, controle e automação industrial? Acesse o site da Therba e saiba como podemos ajudar você!