10/02/2021

DESCUBRA POR QUE A SUA INDÚSTRIA TÊXTIL PRECISA AUTOMATIZAR A CONFECÇÃO


Compartilhe:

Por que automatizar a indústria têxtil?

As tecnologias de automação industrial fazem parte de um grupo de processos digitais que tem revolucionado todos os setores da indústria, inclusive o têxtil. De forma geral, a automatização de processos é fundamental para elevar o nível de eficiência nas atividades e melhorar a qualidade final do produto. Além disso, facilita o desenvolvimento e o teste de novos modelos de negócio.

Ao direcionar essa análise para o ramo têxtil, nota-se que as linhas de produção se tornaram mais dinâmicas e passaram a contar com diversas vantagens. Uma delas é a possibilidade de estabelecer linhas de produção mais flexíveis e autônomas. Isso implica em, por exemplo, ser mais fácil aplicar a ideia de personalização em massa.

Dessa maneira, o negócio pode reduzir a fabricação de produtos específicos a uma quantidade mínima para uma produção eficaz. Logo, há maior capacidade de atendimento a diferentes necessidades ou preferências dos clientes.

Além disso, os custos com o desenvolvimento e operações são reduzidos, a produtividade cresce e as possibilidades de atuação no mercado se tornam maiores, mantendo e melhorando a qualidade do produto continuamente.

Como o processo de automação pode ser aplicado?

Existem diversas maneiras de visualizar o processo de automação em funcionamento dentro de uma empresa têxtil e as principais delas são listadas a seguir.

Criação de banco de dados dos clientes e parceiros

Equipamentos de automação têxtil são conectados a sistemas que utilizam bancos de dados para executar suas tarefas. Com a tecnologia presente em cada vez mais setores empresariais, ter uma base de dados atualizada para cada um deles é fundamental.

Nesse sentido, é interessante criar um banco de dados com informações de clientes e fornecedores, observando questões como a eficiência nas entregas, qualidade e origem da matéria-prima utilizada em produção, além de outros aspectos que sejam relevantes para controlar e melhorar o trabalho realizado.

Controle de estoque e a disponibilidade de materiais

Um bom controle e disponibilidade de estoque é outro aspecto que auxilia fortemente na automação de processos na empresa. Contar com um histórico de compras digital, por exemplo, é uma das formas de ter a aplicação desse controle nos sistemas automatizados da empresa.

Isso ocorre pois, por meio dos relatórios gerados, é mais fácil analisar e prever a demanda dos próximos meses com base na sazonalidade. Isso ajuda a evitar tanto o acúmulo de estoque quanto a falta de material nos momentos de mais necessidade.

Análise de amostras e realização de inspeções de qualidade

Uma das áreas mais beneficiadas pela ascensão da tecnologia e da automação na indústria é a de inspeções de qualidade.

Por meio de equipamentos que verificam a qualidade dos tecidos já nas fases iniciais da cadeia de produção, fica muito mais fácil realizar um controle eficaz. Além disso, com os recursos da indústria 4.0, analisar amostras se torna muito mais prático.

Entre outras aplicações da automação têxtil, podemos mencionar a integração de equipes e informações de diversos setores da empresa, além da implantação de sistemas automatizados de corte e modelagem de produtos.

Tudo isso se torna possível com muito mais precisão e rapidez, permitindo que colaboradores tenham mais tempo para se dedicar a atividades de nível estratégico.

Quais os benefícios da automação na indústria têxtil?

A automação é uma tendência na indústria e isso também se aplica ao ramo têxtil. Nele, as atividades de moda, confecção, e varejo passam a ter processos mais precisos e rápidos, dando vantagem competitiva à empresa.

Felizmente, a série de vantagens existentes nas medidas baseadas na automação têxtil é extensa o suficiente para garantir o sucesso de sua adoção. Além de evitar erros e desperdícios de material, a tecnologia:

  • melhora a imagem da empresa frente aos seus clientes,
  • permite a customização em massa;
  • traz mais autonomia e flexibilidade aos processos,
  • melhora da tomada de decisão;
  • ajuda a reduzir custos;
  • otimiza tempo;
  • melhora a segurança dos dados;
  • traz eficiência ao controle de estoque.

Um pensamento comum ao abordar temas como esse é o de que se torna preciso investir um valor mais alto do que o disponível. Entretanto, apesar de requerer um certo nível de investimento, a automação no ramo têxtil não depende de gastos excessivos.

O ponto essencial aqui é a realização de um planejamento cauteloso e que sempre leve em consideração os prováveis cenários em que o negócio poderá estar inserido. Além disso, deve-se observar estudos de mercado que ajudem a identificar as melhores oportunidades de aplicação da tecnologia na empresa.

Como iniciar o processo de implantação?

Implantar tecnologia em uma empresa requer uma análise e planejamento. No ramo têxtil, o gestor deve observar as etapas da cadeia de produção e conferir o alinhamento entre cada uma. Além disso, existem outros aspectos a serem analisados, como listamos abaixo.

Identifique as falhas

Quando algo na produção não ocorre como deveria, gargalos surgem e a entrega do produto pode ser atrasada. Como hoje podemos contar com soluções automatizadas para os mais diversos cenários, encontrar uma que se aplique ao caso não será uma tarefa difícil.

Atualize os equipamentos

O mercado de tecnologia é repleto de soluções que variam desde chatbots a máquinas que automatizam processos inteiros de uma linha de produção. A depender da solução encontrada para o negócio, pode-se realizar uma integração com um sistema ERP para facilitar o monitoramento e controle.

Capacite os colaboradores

As máquinas e sistemas modernos contam com diversas funções e são gerenciadas pelos profissionais da empresa. Assim, investir na capacitação dos colaboradores é uma dica essencial para que seja possível tirar proveito máximo das atualizações implementadas.

Por que a escolha da tecnologia certa é importante?

Os avanços da tecnologia e todas as possibilidades que a indústria 4.0 tem proporcionado ao mercado estão transformando a maneira como os negócios são realizados, pois os novos recursos facilitam a execução de atividades complexas com um alto nível de qualidade.

Além disso, com as ferramentas certas, é possível diminuir o tempo gasto com produções, evitar erros e, consequentemente, reduzir os gastos da empresa. Por conta dessas questões — e considerando a demanda do mercado por qualidade e rapidez —, a automação é a chave para manter negócios realmente competitivos.

Contudo, em meio a tantas maneiras de melhorar os processos de um negócio, é preciso saber com quais tecnologias contar, visto que algumas soluções podem ser mais adequadas do que outras, conforme os objetivos do empresa.

Nesse sentido, a Therba dispõe dos melhores produtos em tecnologia de controle e automação têxtil. Atuando em diversas áreas do mercado e com um quadro de profissionais altamente capacitados, contamos com experiência de sobra no desenvolvimento de soluções de qualidade e que possibilitam o alcance dos objetivos de nossos clientes.