05/10/2021

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE BOTÕES INDUSTRIAIS


Compartilhe:

BOTÃO PULSADOR OU SEM RETENÇÃO 


Costuma ser usado no circuito de comandos em conjunto com um contato de selo. Vale destacar que o seu funcionamento se torna temporário quando não é usado junto do contato de selo. O principal destaque é a segurança que essa opção traz quando acontece a falta de energia elétrica.
Isso porque mesmo com contato de selo o circuito será desligado e a religação é feita apenas quando o botão é acionado novamente. Ou seja, os contatos são fechados somente no momento que alguém aperta o botão. A desvantagem está na necessidade de ter outro botão para desligar o circuito.
Com isso, será preciso ocupar espaço adicional para que tudo aconteça como o esperado. Ele também é muito usado quando precisamos acionar a carga durante um curto espaço de tempo ou no formato de contato de selo.

 
Botão Pulsador Ø22mm plástico, retorno por mola, verde, NA XA2EA31 da Schneider Electric

 

CHAVE SELETORA 


A chave seletora apresenta a grande vantagem de precisar apenas de uma chave para exercer uma série de funções. Por apresentar várias posições, consegue ligar e desligar, por exemplo. Porém, os problemas de segurança surgem quando acontece uma falha na energia elétrica.
O motivo é que se a botoeira permanecer acionada para ligar após a queda da energia elétrica e o sistema, automaticamente, desligar, a chave seletora não vai alterar de posição. Em consequência disso, assim que a eletricidade estiver restabelecida, o circuito retoma as atividades do mesmo local em que parou.

 
Chave Seletora ou Comutador Ø22mm plástico, 2 posições fixas, manopla curta, NA+NF XA2ED25 da Schneider Electric

 

BOTÃO LIGA E DESLIGA CONJUGADO 


Bem completo, esse modelo traz as funções necessárias em todo o circuito em apenas um botão. O trabalho, aqui, é realizado com pulsador sem retenção. Dessa forma, também se mostra necessário usar contato de selo com o objetivo de manter o circuito ligado.
Outra vantagem significativa é que os dois acionamentos estão no mesmo botão e os contatos atuam de forma dividida. Um dos lados apresenta o botão de cor verde que é o "ligar" e o outro lado na divisão está na cor vermelha que é "desligar".

 
Botão duplo liga e desliga Ø22mm plástico XA2EA7A3415 da Schneider Electric

 

BOTÃO COGUMELO OU DE EMERGÊNCIA 


Quando acontece qualquer tipo de ação inesperada no trabalho, esse botão é usado para desativar o comando. Além disso, também pode ser acionado para que aconteça algum tipo de manutenção onde será necessário seu desligamento. Vale destacar que o modelo possui retenção se for acionado por meio da pressão sobre sua estrutura.
No momento em que for preciso retornar ao formato normal, será necessário girar o botão para que ele seja completamente destravado. Esse tipo de manobra faz muito pela segurança do dispositivo de modo geral por evitar manobras inconsideradas. Geralmente, os contatos de proteção são representados por NF (Normalmente Fechado), e desliga o circuito e NA (Normalmente Aberto) que sinaliza um estado de emergência.

 
Botão de Emergência de Sobrepor XALEK1702 da Schneider Electric

 

CHAVE IMPULSO OU SEM RETENÇÃO 


Esse modelo de chave permanece acionado conforme aplicação de força externa. Quando a força é interrompida, o dispositivo retorna ao seu estado inicial. Uma questão interessante é que dentro da chave existem dois tipos de contato divididos entre o NA (Normalmente Aberto) e NF (Normalmente Fechado).

 
Botão Pulsador Ø22mm plástico, retorno por mola, vermelho, NF XA2EA42 da Schneider Electric

 

BOTÕES DE COMANDO DUPLO 


Esses botões pulsados são usados em casos de funções com intertravamento elétrico. Nesse caso, o processo de ligar e desligar as cargas é feito apenas por pulso. Dessa forma, o botão verde é usado, na maior parte das situações, na hora de ligar a carga enquanto o botão vermelho é para fazer o desligamento. Existe ainda no mercado um modelo de botão duplo com LED em que o próprio usuário faz a montagem do circuito para que seja possível acompanhar no LED se o sistema procede corretamente.

 
Botão duplo Ø22mm plástico, retorno por mola, verde faceado "I", vermelho saliente "O", com sinalizador branco 24VCA/CC XA2EW7L3741B5 da Schneider Electric

 

BOTÃO SELETOR MANUAL 


Conforme o modelo, o botão seletor tem a função de uma chave que traz duas ou três posições. Assim, existe também a versão com chave em que o sistema é bloqueado na posição definida. Dentro das configurações estão os modelos fixos e de retorno ao centro. Suas principais funções são a comutação de circuitos e o "liga e desliga".

 
Botão Seletor Manual ou Comutador com Chave Ø22mm plástico, 2 posições fixas, com chave, 2NA XA2EG43 da Schneider Electric

 

BLOCO DE CONTATO


Parte integrante dos botões pulsadores e das chaves seletoras, os blocos de contato apresentam características de NA ou NF. A partir disso, quando são acionados acabam mudando seu estado de NA para NF e de NF para a NA. Dessa forma, eles conseguem ser configurados conforme as necessidades de trabalho ou projeto pontual. No entanto, existe a limitação da quantidade em série que suporta a chave ou o botão.

 
Bloco de Contato, 1 NF, montagem parafuso, para Harmony XA2 ZA2EE102 da Schneider Electric

 

CONTATO DE SELO 


O contato de selo representa uma forma de fazer com que uma carga se mantenha ligada por meio do pulso de um botão sem retenção. Como resultado, o seu funcionamento acontece a partir do uso de um contator que usa contatos auxiliares e de carga. Além disso, é interligado com outras duas botoeiras que trazem as funções de ligar e desligar.

 
Contato de Selo ou Bloco de Contato, 1 NA, montagem parafuso, para Harmony XA2 ZA2EE101 da Schneider Electric


CORES E FUNÇÕES

 

As cores dos botões industriais seguem padrões de cores conforme as suas funções. Veja a seguir em detalhes:

  • preto ou verde: arranque, dar partida, ligar ou desligar; 


 
Botão Ø22mm plástico, retorno por mola, preto, NA XA2EA21 da Schneider Electric

 

  • amarelo: iniciar um retorno ou eliminar condição perigosa; 

 
Botão Ø22mm plástico, retorno por mola, amarelo, NA XA2EA51 da Schneider Electric

 

  • vermelho: botão de emergência, desligar ou parar uma ação; 

 
Botão Ø22mm plástico, emergência, cogumelo Ø40mm, vermelho, girar para destravar, NF XA2ES542 da Schneider Electric

 

  • azul ou branco: corresponde a funções diferentes das citadas acima. 


 
Botão Ø22mm plástico, retorno por mola, azul, NA XA2EA61 da Schneider Electric


Existe ainda uma padronização que corresponde a instalação dos botões industriais. Em posição vertical, o botão que corresponde ao desligamento deve ser localizado em cima do botão de ligar. Já na horizontal, o botão de desligar fica à direita do botão liga.
Agora você já conhece os principais botões industriais e suas funções. O mais importante é ter consciência da necessidade da sinalização adequada no ambiente industrial. Isso vale como um fator diferencial na hora de manter o ambiente completamente seguro, os comandos em pleno funcionamento e evita interromper perdas.
Gostou das informações do texto? Então entre em contato com a Therba Equipamentos Elétricos e conheça serviços e produtos de extrema qualidade.