04/11/2019

CONHEÇA 6 TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS NA INDÚSTRIA PARA 2020


Compartilhe:

1. Empreendedorismo

Dentro do tema empreendedorismo, uma das ideias relevantes é a economia da recorrência. Cada vez mais empresas estão começando a perceber as vantagens de oferecer serviços por assinatura, garantindo que os usuários continuem pagando frequentemente. Esse esforço ajuda a atenuar custos com aquisição de novos clientes e gera fidelização dos existentes.

Outra tendência é a distribuição disruptiva, que trabalha com estratégias modernas e inovadoras para levar produtos aos clientes. Dessa forma, o frete comum está se tornando obsoleto e dando lugar a abordagens como economia colaborativa, delivery flexível com motocicletas e, até mesmo, retiradas realizadas pelo próprio consumidor. O objetivo é dinamizar as opções e oferecer uma melhor experiência. 

2. Comportamento do consumidor

Dentro desse cenário, o comportamento do consumidor também sofreu mudanças profundas. Por mais que pareça intuitivo o uso exagerado dos dispositivos e da internet, o usuário moderno está preocupado com sua saúde e com as implicações negativas do vício em tecnologia. Assim, o detox digital é um hábito comum para muitas pessoas e vem sendo encorajado por diversas companhias do setor. 

O cliente atual também quer chegar mais rápido aos seus destinos. Por essa razão, outro assunto relevante é a micromobilidade urbana, fenômeno caracterizado pelo uso de pequenos meios de transporte para deslocamento diário. As pessoas estão preferindo bicicletas e patinetes a carros e motos, já que as primeiras opções são mais fáceis, leves e custam menos.

3. Tecnologia e comunicação

As novas tecnologias requerem um uso cada vez maior de dados pessoais, com coleta, armazenamento e compartilhamento em massa. Quanto mais dados, mais segmentadas são as estratégias das empresas. Assim, é possível oferecer soluções efetivas para os problemas dos clientes e entender melhor cada um deles.

No entanto, isso também levanta o debate sobre a privacidade e os limites das companhias. Leis de proteção de dados estão sendo aprovadas, e uma delas já começou a vigorar na Europa, trazendo a discussão para um novo nível. Agora, as organizações devem priorizar o consentimento e controle dos usuários e usar os dados apenas para a finalidade especificada.

No tema comunicação, os assistentes de voz têm sido destaque. Com eles, as pessoas não precisam nem digitar para chegar as respostas e soluções na internet. Contudo, essas ferramentas também levantam questionamentos acerca da privacidade.

4. Marketing

O videomarketing é uma das tendências mais proeminentes no campo do marketing. Como as pessoas estão à procura de formas mais rápidas e práticas de aprender e solucionar problemas, os vídeos se encaixam bem nessa demanda. Eles oferecem materiais didáticos, fáceis de compartilhar e geram engajamento e conexãoO orçamento global de produção de vídeos deve crescer 17% no final de 2019, comparado com o valor de 2018.

Outra tendência é a automação de marketing. Essa inovação possibilita que as empresas consigam escalar, sem erros, as estratégias do setor e lidar com bases maiores de leads e clientes. Além disso, as ferramentas ajudam a otimizar as campanhas, gerando insights precisos acerca dos resultados e contribuindo para melhorar a tomada de decisão. 

5. Educação

Já na educação, um dos destaques é a aprendizagem imersiva, possível graças a tecnologias disruptivas, como realidade virtual e aumentada. Com essas soluções, os alunos conseguem aprofundar seus conhecimentos com riqueza visual de informações e a possibilidade de simulação de cenários variados. É ideal para disciplinas que precisam de um contexto visual, como geografia, história e matemática.

Além disso, vale ressaltar a relevância cada vez maior do conceito de habilidade híbrida, que define a mistura entre competências cognitivas e interpessoais para formar o perfil ideal do profissional do momento. Assim, os estudantes devem focar em uma boa capacidade de raciocínio lógico e criatividade, mas também em comunicação, empatia e outras habilidades sociais. 

6. Saúde e qualidade de vida

Na saúde, uma das inovações mais poderosas é o uso de dispositivos para otimizar o atendimento aos pacientes, com foco em proatividade. Com a união de dados de diferentes fontes, os médicos conseguem entender melhor o problema de cada paciente e prever complicações futuras. Isso ajuda na definição das medicações e no diagnóstico preciso das doenças.

Como vimos, as tendências tecnológicas para 2020 vão revolucionar o mercado nos mais variados segmentos. É fundamental estar atento a essas ferramentas e buscar conformidade a esse cenário, conhecendo e aprendendo mais sobre as aplicações. Dessa forma, sua companhia consegue ingressar na transformação digital e garantir melhores resultados. Isso, com antecipação das necessidades do consumidor, maior produtividade e vantagem competitiva.