19/04/2021

COMO O MARKETING INDUSTRIAL PODE TRAZER GANHOS DE COMPETITIVIDADE?


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Afinal, o que é marketing industrial?

O marketing tem como objetivo promover a marca, atrair novos clientes, fidelizar os antigos e construir boas relações com consumidores e parceiros. O marketing digital surgiu como uma proposta alinhada às inovações tecnológicas e ao uso massivo da internet, com estratégias otimizadas ao público-alvo.

Por sua vez, o marketing industrial é uma área ainda mais precisa, pois é voltado diretamente para empresas que se relacionam com empresas, ou seja, para o mercado B2B (business to business ou de negócio para negócio). Como o cliente desse segmento é mais analítico e exigente, é preciso utilizar estratégias específicas para obter sucesso. E essa é justamente a essência do marketing para indústrias.

Por que investir em marketing B2B?

O marketing digital voltado às indústrias é uma estratégia reconhecidamente eficaz e que apresenta um alto Retorno sobre o Investimento (ROI). Essa ferramenta também permite a aproximação com o cliente ideal, identificando suas necessidades e alinhando as soluções da empresa. Também oferece outros benefícios, como:

  • potencializa o alcance da marca;
  • personaliza as ações de comunicação da empresa;
  • ajuda a identificar tendências e comportamentos e, assim, a desenvolver estratégias eficientes;
  • aumenta a carteira de clientes;
  • possibilita elevar a qualidade dos produtos ao identificar o que o cliente necessita;
  • permite construir e nutrir um relacionamento com o público-alvo, promovendo uma experiência diferenciada.

Todas essas vantagens resultam em mais lucratividade e no impulsionamento da vantagem competitiva no mercado. Tudo isso a um custo relativamente baixo se comparado aos ganhos.

Por onde comerçar?

Para alavancar as vendas e alcançar uma posição melhor no mercado, é preciso criar estratégias. Veja, a seguir, os primeiros passos para aplicar o marketing industrial em seu negócio:

  • defina sua persona: toda a estratégia será desenvolvida em função da persona. Para defini-la, identifique seu público-alvo e levante dados para elaborar uma representação fictícia do seu cliente ideal;
  • aposte em multicanais de vendas: oferecer uma variedade de canais para divulgar seus produtos ou serviços é essencial para alavancar as vendas;
  • marque presença nas redes sociais: ser ativo nas redes sociais é a melhor maneira de se aproximar do seu público;
  • acompanhe os indicadores: monitore frequentemente as métricas das ações do marketing industrial. Assim, você saberá se os resultados estão sendo atingidos ou é preciso readequar a estratégia.

Enfim, o marketing industrial é fundamental para o crescimento das empresas do mercado 2B2. Ele é a chave para o aumento das vendas e para a conquista de mais credibilidade e autoridade no setor. Então, não deixe de utilizar essa estratégia para gerar resultados ainda melhores para o seu negócio.

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