19/07/2021

APRENDA COMO FAZER NETWORKING E MELHORAR O CONTATO COM FORNECEDORES


Compartilhe:

Defina um Objetivo


O primeiro passo para fazer um bom networking é decidir o que você pretende alcançar com isso. É encontrar insumos de qualidade superior? É encontrar fornecedores que entreguem com um prazo menor? É buscar produtos com preço mais baixo? É ter mais opções para comprar determinado insumo e, assim, não ficar dependente apenas de um fornecedor?
Quanto mais claro for o seu objetivo, melhores serão os resultados. No caso da indústria, é normal que o networking tenha várias finalidades. Mesmo assim, é essencial listá-las e buscar parceiros que supram esses propósitos.


Escolha os Melhores Fornecedores


Antes de ampliar sua rede de contatos, é de extrema importância organizar e trabalhar com o que você já tem. Para isso, mapeie seus fornecedores de acordo com os critérios mais adequados ao seu negócio, como preço, prazo de entrega, disponibilidade, qualidade dos insumos, entre outro. Se você já realiza uma boa gestão de fornecedores, essa etapa ficará mais fácil.
Em seguida, procure por outros contatos. Afinal, quem é gestor de compras sabe o quanto é arriscado ter apenas um fornecedor para determinado produto, pois pode comprometer completamente o fluxo de produção. Ter mais de um significa garantir que não faltará insumos para a fábrica e, ainda, ter poder para barganhar melhores condições.


Invista no Contato


Outro passo importante para saber como fazer networking é apostar no contato pessoal. Com a rotina agitada no ambiente de trabalho e com a internet facilitando os relacionamentos, o contato pessoal se mostra marcante, por isso, um excelente diferencial.
Desse modo, sempre que possível, participe de feiras e eventos onde seus fornecedores estejam presentes. Também, faça algumas negociações presencialmente ou por meio de videochamada. Isso ajudará a estreitar os laços e trará benefícios para ambos os lados.
Além do contato pessoal, aposte também na personalização. Como o mundo está movido a pressa, as pessoas percebem e valorizam quando são tratadas cordialmente. Então, personalizar ligações, e-mails e retorno do contato, por exemplo, são ótimas maneiras de facilitar as relações e fechar negócios melhores.


Cultive o Networking


Faça com que o networking se torne uma tarefa na rotina de trabalho do setor de compras. Para isso, reserve um tempo para cuidar da gestão de fornecedores e do relacionamento com cada um deles. Também, para procurar novas parcerias e ter mais opções para sua empresa.
Agora que você já sabe como fazer networking, comece agora mesmo e não perca mais tempo. Ao colocar essas dicas em prática, você celebrará bons negócios, encontrará oportunidades novas e certamente verá resultados melhores na empresa, principalmente com o aumento da produção e da redução de custos.
Nós, da Therba Equipamentos Elétricos, estamos há mais de 50 anos no mercado e já temos tradição em qualidade de produtos elétricos, controle e automação industrial. Então, entre em contato conosco para sermos parceiros no sucesso do seu negócio.